Mesmo após projetar modelos levando em consideração o processo LSPc, os arquivos de impressão ainda precisarão ser orientados e apoiados adequadamente para obter resultados de impressão mais consistentes. Embora a orientação e os suportes variem dependendo do tamanho, espessura e forma do modelo, aqui estão algumas dicas gerais:
Permita um ângulo mínimo de 30° para construir peças auto-suportadas com espessura de parede típica (até cerca de 25:1 de proporção da extensão para a espessura). Ângulos mais rasos são possíveis com extensões ou nervuras mais curtas.
Saliências horizontais além de 2mm devem ser suportadas.
Se uma característica em forma de copo estiver sendo impressa aberta para o tanque, a resina será puxada pelo vácuo quando o eixo Z se levanta para separar, e a resina pressurizará quando o eixo retornar à plataforma.
Coloque um furo de ventilação na base da geometria ou oriente a abertura do copo em um ângulo que evite a pressurização e aumente a estabilidade.
Oriente os furos nos extremos do volume da peça para permitir o escoamento completo.
Ao orientar peças altas e delgadas, limite a altura do ângulo para reduzir o movimento na plataforma de construção.
Alargue a base de suporte e verifique se não há pontos de dobra nas estruturas de suporte.
Adicione suportes a superfícies íngremes.
Linhas de camada pronunciadas geralmente são causadas pela falta de suporte adequado para a peça e às vezes devido à pausa na impressão durante o processo de impressão. A impressão em si parecerá mais com camadas em rochas sedimentares se a peça não tiver suporte adequado. Se parecer que há uma linha grossa desenhada na peça, isso provavelmente se deve a um artefato de camada de pausa. Se a peça precisar de mais estrutura, há algumas opções para tentar:
Adicionando Cones
Os cones são um tipo de suporte que são maiores e mais fortes do que os suportes padrão. A base do cone é o que o adere à plataforma de construção, e o tamanho da ponta é o que está conectado à peça. Os pontos de contato dos cones devem ser maiores do que as pontas de contato padrão, pois são projetados para fixar o modelo à plataforma de construção.
Para adicionar um cone, abra a janela da ferramenta de suporte no lado esquerdo da janela NexaX e escolha Adicionar/Editar Suporte de Cone.
Uma vez no modo de edição, adicione o(s) ponto(s) de contato do cone abaixo da área mal suportada, pois eles manterão a peça no lugar para mantê-la estável durante a impressão dessas camadas. Pode ser necessário mais de um suporte de cone para peças muito espessas e grandes.
Alterar o Ângulo Crítico de Saliência
O Ângulo Crítico de Saliência é o ângulo máximo da peça que terá suportes. Isso pode ser ajustado abrindo a ferramenta de suporte no lado esquerdo da janela NexaX e clicando em Configurações -> Ângulo Crítico de Saliência (Critical Overhang Angle).
O ângulo pode ser ajustado usando o controle deslizante ou inserindo manualmente o ângulo especificado.
Observação: Quaisquer lados com um ângulo maior do que o número que você ajustar não serão adequadamente suportados. Suportes ou cones teriam que ser adicionados manualmente.
Pode haver vários fatores que causam a separação das peças dos pontos de contato que as seguram na estrutura de suporte, mas geralmente isso ocorre devido a:
Falta de estabilidade durante a impressão
Quantidade insuficiente de pontos de contato
Pontos de contato muito pequenos
Contração da peça que pode fazer com que os pontos de contato frágeis se quebrem.
Como as propriedades do material e as características de impressão variam amplamente, pode ser necessário um pouco de tentativa e erro para encontrar a estratégia ideal para impressões bem-sucedidas com cada peça.
Às vezes, uma peça pode sair bem, mas alguns pontos de contato do suporte se soltam. Embora isso possa não ser motivo de grande preocupação, existem alguns fatores a serem considerados ao solucionar problemas:
Peças Sólidas
Peças espessas e sólidas podem se soltar dos pontos de contato devido à contração durante o processo de impressão. Isso pode variar dependendo do tipo de material, mas sempre há uma quantidade extra de exposição à luz que faz com que o tamanho total de uma peça sólida encolha. Isso é chamado de "curar através”.
A “cura através” pode ser mitigada alterando o comprimento das vigas dos pontos de contato para permitir alguma flexibilidade durante o processo de impressão. Isso pode ser feito navegando até o menu de suporte no lado esquerdo da janela NexaX e escolhendo Configurações -> Distância Mínima da Peça.
Aumentar esse parâmetro permitirá alguma flexibilidade na estrutura abaixo dos pontos de contato, permitindo que a estrutura geral mantenha uma melhor conexão com a peça.
Peças Ocas
Peças ocas também podem experimentar um problema semelhante, mas por uma razão diferente: forças de vácuo (cupping). Se uma característica em forma de copo estiver sendo impressa aberta para o tanque, a resina será puxada pelo vácuo quando o eixo Z se levanta para separar, e a resina pressurizará quando o eixo retornar à plataforma.
Peças ocas com furos de drenagem mal posicionados (ou completamente sem furo de drenagem) criarão uma ventosa que puxará a peça devido ao vácuo a cada camada. Essas forças de tração podem estressar os pontos de contato até a falha, portanto, é sempre recomendável incluir um furo de drenagem na extremidade da peça.
Observação: com o NexaX Pro para XiP, um furo de drenagem pode ser adicionado com a ferramenta de Perfuração. Para fazer isso, selecione o modelo e, usando a barra de ferramentas no lado esquerdo da janela, escolha Editar -> Ferramenta de Perfuração. Essa funcionalidade está disponível apenas no NexaX Pro para XiP e não está incluída no NexaX para XiP.
Se as forças de descolagem aplicadas à peça forem muito fortes, ela pode se desprender completamente da estrutura de suporte. Existem muitos fatores que podem afetar a força de descolagem, mas aqui estão algumas dicas gerais:
Peças Sólidas
Peças sólidas podem se desprender dos suportes devido à quantidade de força de descolagem aplicada durante a separação de layers de grande área. Peças maiores exigirão uma quantidade maior de pontos de contato, ou podem exigir um aumento no tamanho dos pontos de contato. Isso pode ser alterado indo para o menu Suportes -> Configurações -> Largura do Contato (mm).
Observação: Pontos de contato maiores (ou cones) aumentarão a estabilidade, mas exigirão mais pós-processamento. Pontos de contato menores tornam o pós-processamento mais simples, mas provavelmente exigirão um aumento na quantidade de pontos de contato para segurar a mesma peça na estrutura de suporte.
Peças Ocas
Peças ocas podem se desprender dos suportes devido a um efeito excessivo de ventosa, uma quantidade insuficiente de pontos de contato ou pontos de contato muito pequenos. Como mencionado anteriormente, peças ocas precisam ter um furo de drenagem nas primeiras camadas para que não haja forças excessivas de tração a cada descolagem.