A Lubricant Sublayer Photo-curing (LSPc) é um tipo de impressão por polimerização em cuba que cura resina líquida com uma fonte de luz. A física do processo de polimerização terá um impacto no sucesso da impressão, e um modelo que não esteja otimizado para LSPc pode gerar resultados inconsistentes. Utilize as diretrizes abaixo para projetar modelos de forma que possam ser impressos com sucesso na XiP.
Paredes com espessura entre 1-5 mm se formarão de maneira mais confiável em todas as orientações e suportarão as forças de descolamento geradas pela separação da membrana e remoção dos suportes. Paredes com espessura de até 0,3 mm são possíveis, mas com um vão limitado e na orientação vertical.
Paredes mais finas do que 0,8 mm podem saturar durante a lavagem. Se você estiver imprimindo paredes mais finas, limite o tempo de lavagem para evitar a saturação do material. Se estiver usando suportes, os pontos de contato devem ter no máximo metade da espessura da parede.
Parede reforçada
Parede Livre
Paredes com espessura superior a 5 mm podem exigir aquecimento adicional durante a pós-cura ou tempos de pós-cura mais longos.
Nervuras (colunas de reforço perpendiculares) devem ser usadas para garantir estabilidade em vãos largos e evitar problemas de deformação durante a lavagem e a cura.
Orifícios com diâmetro menor que 1,0 mm podem fechar durante a impressão. orifícios maiores podem ser necessários para resinas transparentes. orifícios menores são possíveis quando orientados verticalmente, mas a limpeza de orifícios pequenos ou profundos pode ser um desafio.
Evite orifícios cegos e orifícios com grandes razões de aspecto, se possível. A profundidade de orifícios cegos é limitada para orifícios com diâmetro menor que 3 mm, pois a tensão superficial da resina líquida impede que ela drene adequadamente.
Lavar com um jato pressurizado (com uma seringa, por exemplo) permite orifícios mais profundos, pois você poderá limpar a resina não curada dos orifícios após a impressão. Certifique-se de adicionar aberturas na parte inferior dos orifícios cegos, quando possível.
Saliências horizontais maiores que 2 mm devem ter suportes.
Pontes
Superfícies horizontais fazendo uma ponte entre dois pontos podem ter um comprimento duas vezes maior que uma saliência comum. Isso também se aplica a um “raio de influência” de um suporte. Vãos de até 20 mm são possíveis de ser impressos, mas a precisão dimensional pode ficar comprometida.
Saliências inclinadas
Permita um ângulo mínimo de 30° para construir sem suporte com espessura de parede típica (até cerca de 25:1 de vão para espessura). Ângulos mais rasos são possíveis com vãos mais curtos ou com nervuras.
Texto pode ser em alto-relevo ou gravado (em profundidade) na superfície da peça. Escolha uma fonte sem serifa (sans-serif) e uma altura de caractere superior a 4 mm para obter melhores resultados. Use uma altura de relevo / profundidade de gravura igual à largura da linha para melhor legibilidade. Evite fontes caligráficas ou com serifas e com largura de linha estreita.
Se estiver usando texto gravado na superfície voltada para a base da peça (o lado voltado para a placa de construção), mantenha-se dentro da faixa de tamanho recomendada e use bordas arredondadas ou chanfradas. Ilhas (como o centro das letras O ou P) requerem suporte ou devem ser preenchidas.
Se uma geometria em forma de “copo” estiver sendo impressa com abertura para o lado do reservatório, formando uma ventosa, a resina será puxada pela pressão do vácuo quando o eixo Z se levantar para separar, e a resina se pressurizará quando o eixo retornar à plataforma.
Para evitar defeitos, coloque um furo de ventilação na base da geometria. O Nexa X permite adicionar orifícios cônicos e tampas correspondentes para que o furo possa ser vedado após a impressão. O tamanho do furo deve ser apropriado para o tamanho do volume aprisionado - um diâmetro de 10% do vão geralmente é suficiente.
Volumes fechados também requerem orifícios para evitar o cupping. Os orifícios também são usados para permitir a lavagem. Coloque os orifícios nos extremos do volume para permitir o escoamento completo.
Quando o design da peça suportada é esguio (alto e fino), é provável que balance durante a impressão. As dimensões podem sair maiores que o desejado à medida que se afasta da placa de construção devido ao balanço entre as exposições das camadas.
Oriente a peça para uma altura de construção curta.
Alargue a base de suporte e verifique se não há pontos de dobra na estrutura de suporte.
Adicione suportes a superfícies inclinadas.
A melhor opção é reorientar sua peça para limitar a altura da construção. Se a geometria em questão não puder ser reorientada, posicione-a perpendicularmente à placa de construção para evitar que as forças de arrasto deformem a característica.
Materiais elásticos são mais sensíveis a proporções de aspecto elevadas. Tente utilizar uma proporção menor que 3:1 ao trabalhar com esses materiais.
Em casos excepcionais, reduza a proporção de aspecto imprimindo peças lado a lado ou anexadas a um suporte central.
Malha em CAD (nativo)
Malha de alta resolução
Poucos polígonos
O tamanho da malha .stl pode afetar a aparência da peça, com malhas grosseiras resultando em facetamento1 visível.
As malhas devem ter geometrias fechadas/sem aberturas, sem triângulos invertidos, sobrepostos e totalmente unidos para processar de forma confiável, no entanto, o Nexa X é robusto em relação a muitos problemas de qualidade de malha.
O software de preparação de arquivo NexaX 2.0 fornece informações sobre o tempo de impressão e o uso de material. Use o controle deslizante de construção para verificar se as imagens fatiadas aparecem conforme o esperado.
Se você tiver alguma dúvida sobre o design e a preparação de arquivos, sinta-se à vontade para abrir um caso de suporte com nossa equipe de Serviços ou entrar em contato pelo e-mail suporte@voxelprint.com.br