O Fator de Escala (Scaling Factor) é usado para compensar a contração linear da polimerização da resina e a distorção. Os fatores de escala são carregados no arquivo .nxp para cada resina e se aplicam apenas às direções X e Y. Os fatores de escala predefinidos são baseados no fluxo de trabalho validado. Clientes que imprimem peças semelhantes repetidamente e estão preocupados com a precisão, que trabalham com fluxos de trabalho modificados ou que desejam ajustar o encaixe entre peças complementares podem melhorar os resultados ajustando os fatores de escala.
O fator de escala pode ser modificado no Menu de Configurações Personalizadas disponível com as licenças NexaX Pro.
Normalmente, os fatores X e Y devem ser iguais, no entanto, podem ser editados independentemente, se desejado. Observe que os fatores de escala descritos nesta página são aplicados durante o algoritmo de fatiamento e são diferentes de qualquer escala aplicada aos modelos com a ferramenta Transformar. O fator de escala é aplicado além de qualquer escala do modelo e afeta também os suportes. Os modelos serão impressos em tamanho maior quando o fator de escala for positivo e inclui apenas a fração acima da unidade (um fator de escala de 0,001 fará com que a geometria fatiada seja 0,1% maior). Tipicamente, os fatores de escala estão na faixa de 0,000 a 0,020.
Fator de escala = (Medição de Design/Medição Real * (1 + fator de escala atual)) - 1
Os usuários Pro também têm acesso ao b-comp, que é um deslocamento de borda aplicado ao perímetro de cada camada para facilitar o ajuste sem um escalamento global das peças.
Por exemplo, você imprimiu um cilindro com um tamanho de design de 10mm, e a dimensão real após o processo de pós-processamento medido com um paquímetro é de 9,95mm. Então, o fator de escala aproximado será:
(10/9,95 * (1 + 0,009)) - 1 = 0,014
Os artefatos 100mmTree-X.stl e 100mmTree-Y.stl anexados a este artigo são o método preferido para determinar os fatores de escala com base em cada fluxo de trabalho. Eles devem ser construídos diretamente na plataforma de construção com um fator de escala de 0 no Nexa X.
Após a impressão dos artefatos, remova-os da plataforma de construção e siga o fluxo de trabalho de pós-processamento (Lavagem, Pós-cura e Pós-cozimento, se necessário). Deixe a peça esfriar até a temperatura ambiente e meça cada dimensão 3 vezes com um paquímetro. Insira os dados na planilha do Excel fornecida, que inclui uma tabela para a direção X e outra para a direção Y.
Você obterá as seguintes informações:
Gráfico Nominal vs. Erro para cada dimensão
Inclinação do gráfico = fator de escala (contração linear)
Interceptação no eixo Y = largura da linha (sangramento X/Y *2)
O novo fator de escala será o número obtido mais 1. Como exemplo, se você obter a escala = 1.0076, então insira o fator 0.0076 no Nexa X. Os resultados devem ser geralmente lineares com R² > 0,95; caso contrário, é recomendável refazer a medição ou o teste.