O menu de layout oferece ao usuário duas ferramentas diferentes, mas relacionadas: a ferramenta de Aninhamento e a ferramenta de Matriz de Duplicação.
A ferramenta de Aninhamento Automático disporá automaticamente as peças na mesa de construção para que se aninhem umas nas outras na mesa de construção. O NexaX exibirá onde pretende colocar as peças na placa, e o usuário pode optar por aplicar ou cancelar as alterações.
As peças podem ser duplicadas nas direções X, Y e Z usando a ferramenta de Matriz de Duplicação.
Selecione o modelo que deseja duplicar.
Selecione a Ferramenta de Matriz de Duplicação no menu de ferramentas à esquerda. O menu de layout aparecerá, mas estará desativado a menos que você selecione um modelo.
Use o botão "+" para aumentar o número de modelos em cada direção e ajuste o espaçamento conforme necessário. Use o interruptor "Alternar Inversão" se desejar que os modelos se alternem na direção ao duplicar.
Clique em "Duplicar" para finalizar o processo.
Dicas:
Gere suportes em seu modelo antes de duplicá-lo. A ferramenta duplicará o modelo e seus suportes. Isso é muito mais rápido do que fazer o computador gerar suporte para cada modelo individualmente na matriz.
Uma vez que você selecionar um modelo, poderá alterar os seguintes parâmetros para os eixos X, Y e Z:
Contagem: o número de peças
Espaçamento: o espaçamento entre as bordas adjacentes dos dois modelos (com base na caixa delimitadora) em milímetros. É recomendável deixar pelo menos 10 mm de espaçamento.
Certifique-se de pressionar "Duplicar" para aplicar as alterações!
Para maximizar o uso da área de construção, posicione o modelo no canto frontal esquerdo da área de construção antes de duplicá-lo.
Mova a peça com as alças de agarre (o quadrado amarelo que aparece quando o modelo é selecionado) para além da área de construção nos lados frontal e esquerdo. Ela se encaixará nos limites da área. Em seguida, duplique conforme descrito acima. Depois, selecione todos os modelos e reposicione-os no centro novamente.
Empilhar as peças na direção vertical (eixo Z) oferece uma utilização máxima do volume de construção da NXE/NXD e XiP. As peças empilhadas são conectadas umas às outras usando suportes. Existem algumas considerações adicionais a serem feitas ao duplicar peças para empilhar no eixo Z.
O fluxo de trabalho é o seguinte:
Importe a peça.
Selecione uma orientação e local adequados na mesa de construção.
Selecione a Duplicação de Matriz, clique na peça e aumente a Contagem para o número desejado de peças na pilha.
Selecione o Espaçamento (em mm).
Clique em "Duplicar".
Selecione a pilha e clique em "Auto-gerar suporte".
Adicione suportes cônicos à base da pilha.
Duplicar peças de forma que elas se empilhem no eixo Z requer algumas considerações adicionais em relação à duplicação em outros eixos:
A razão de esbeltez das peças empilhadas dita o número de peças que podem caber em uma pilha específica. O NexaX calcula a razão de esbeltez da torre de peças empilhadas e limita a altura total da pilha de acordo. Ele automaticamente para de adicionar peças na pilha quando a razão de esbeltez crítica é alcançada.
Se as peças empilhadas tiverem uma dimensão lateral (largura) significativamente menor em comparação com a altura da pilha, a torre inteira pode balançar ou dobrar durante a impressão. A menor largura resulta em uma área de superfície menor para gerar os suportes de base.
Em alguns casos, a pilha também pode entrar em colapso dentro do tanque de resina devido à falta de equilíbrio na pilha.
A resistência dos suportes será ajustada automaticamente para "Alta Resistência" quando as peças forem empilhadas na direção Z. A base das peças empilhadas deve ser suportada com suportes cônicos para garantir uma aderência adequada à mesa de construção. A densidade da estrutura de suporte entre as peças na pilha depende da resina usada.
As peças precisam ser orientadas de forma a permitir a máxima área para colocação de suportes. A orientação adequada das peças pode fornecer uma base bem apoiada, bem como a capacidade de criar uma estrutura de suporte sólida entre as peças dentro da pilha.
Peças com suporte fraco podem se separar da pilha e se desfazer dentro do tanque de resina durante a impressão.
Um mínimo de 1 mm de espaçamento deve separar as peças dentro de uma pilha. Esse espaçamento depende do tamanho e da geometria das peças. Peças maiores com geometrias complexas podem precisar de um espaçamento de 2-3 mm. Maior espaçamento entre as peças facilita a separação das peças durante o pós-processamento. No entanto, um espaçamento menor permite empilhar mais peças dentro da impressora.
Se o espaçamento entre duas peças empilhadas for criticamente baixo, há o risco de que ambas as peças se curem uma na outra.
A velocidade de impressão deve ser reduzida ao imprimir peças empilhadas no eixo Z. Velocidades de descolagem e elevação altas podem causar a separação da peça ou das camadas da peça empilhada e causar delaminação. Velocidades de retratação altas também causam vibrações que podem criar delaminação entre as camadas da pilha, enfraquecendo-a.
Aumentar os tempos de espera evita o superaquecimento da construção, especialmente em impressões longas (>10 horas).